Certificações versus Proposta de Valor

Por viamaster

Existe um grande mercado de certificações que vende sonhos e ilusões para os profissionais que buscam serem mais valorizados com mais um “papel na mão” (ou seria mais um PDF?). Enquanto que a combinação do Big Data com a Inteligência Artificial está levando a uma era onde as empresas poderão saber tudo sobre os profissionais sem a necessidade de entrevistá-los, muitos continuam apostando nos “canudos” (linguajar antigo para diploma).

A realidade é que os profissionais precisam evoluir o mindset para começarem a focar mais em construir propostas de valor para os mercados que pretendem atuar. Isto significa basicamente 2 pontos:

  1. Procurar desafios relevantes para alguma área. Isto pode significar uma necessidade de sair da situação de conforto e partir para situações mais “nebulosas”.
  2. Compartilhar conhecimento, pois quanto o seu trabalho for visto pelos robôs, maior a probabilidade de você ser relevante. Não é necessário ser um influenciador digital, mas é preciso entender que os grandes líderes tem o hábito de compartilhar conhecimento sem medo de ter sua posição ameaçada.

Não existe unanimidade sobre o uso de tecnologias na contratação de novos talentos, mais é uma tendência que devemos acompanhar.

Para se aprofundar nos temas que envolvem esta questão de recrutamento de talentos e as novas tecnologias, seguem 2 links: