Modelos de negócio lucrativos e sustentáveis: Sustainability

Por viamaster

Nestes últimos anos, está ocorrendo um forte movimento mundial, no meio corporativo, na direção da sustentabilidade, onde empresas que possuem ações na bolsa de valores estão puxando todos os fornecedores para esta “onda sustentável” e estes, por sua vez, puxam a cadeia de valor ao qual estão associados.

Neste contexto, alguns empresas estão olhando para o futuro e adotando o termo sustainability que trás uma abordagem do negócio mais equilibrada entre o capital, o social e o impacto ambiental. Quando analisamos o tema sustentabilidade, vale ressaltar que estamos olhando para os 17 objetivos globais de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.

Existem diversas iniciativas no Brasil que estão seguindo este norte. Vamos destacar um modelo desenvolvido no Ceará que combinou diversos conceitos numa solução para atender um problema regional de grande escala. O projeto Mídia Criativa foi concebido com objetivo de impactar jovens que não conseguem chegar ao mercado de trabalho mesmo tendo formação técnica na área de tecnologia. Este ano iniciou-se um MVP com apoio do Banco do Nordeste, tendo como patrocinador o Grupo Espanhol CADIC.

Existem formas criativas e inovadoras para levar uma empresa para nova era da sustainability. A cada novo grande movimento que surge no mercado, também observamos oportunidades para os profissionais alavancarem as suas carreiras.